Somos uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede na Áustria, dedicada a apoiar o bem-estar e a saúde animal nas comunidades, por meio do desenvolvimento de programas sustentáveis de gestão da população de animais de rua nos locais onde nosso trabalho é mais necessário.
Em muitas partes do mundo, cães e gatos vivem na rua, sem supervisão, o que pode causar diversos problemas para os próprios animais de companhia, pois existe uma probabilidade maior de apanharem doenças ou sofrerem de malnutrição ou lesões traumáticas, etc.
A circulação de cães e gatos sem supervisão pode também ter consequências para a saúde pública, como a transmissão de doenças ou contaminação de espaços públicos, além de ataques e predação de animais de pecuária e selvagens, podendo mesmo colocar em risco meios de subsistência e o equilíbrio dos ecossistemas respectivamente.
Em resposta à sobrepopulação de animais de rua e à pressão pública, as autoridades responsáveis, com o objectivo de obtenção de resultados rápidos e carecendo dos recursos humanos e financeiros necessários, por vezes acabam por optar pela utilização de medidas inadequadas e desumanas de gestão da população de animais de rua (como envenenamento, eletrocussão).
Com o objectivo de evitar as consequências da circulação não supervisionada de animais e, na maioria das vezes, com boas intenções, alguns animais são mantidos dentro de casa (nos terraços ou quintais) ou acorrentados durante toda a vida. Sem possibilidade de sair, sem estímulos, sem ver outras pessoas ou animais e, por vezes, sem acesso a água ou sombra, e sem a possibilidade de procurá-las. Estes animais acabam condenados a problemas físicos, emocionais e comportamentais e, em última instância, a uma existência infeliz.
Estes foram alguns dos factores que motivaram a fundação da associação, e o nosso compromisso é agir para prevenir que estes cenários continuem a acontecer.
Providenciar cuidados veterinários a cães e gatos de rua, consciencializar e apoiar as comunidades para que cuidem dos seus animais de forma responsável.
Visão
Comunidades onde animais e humanos possam viver saudáveis e em harmonia com o meio ambiente.
O pequeno grupo de profissionais dedicados, por trás do trabalho da CoVets, inclui veterinários, educadores e promotores do bem-estar animal, com diversas áreas de formação e perspectivas, e está unido no nosso compromisso para com cada comunidade.
Herwig Zach
Herwig Zach é veterinário e cofundador da CoVets (inicialmente chamada Bons Amigos, fundada em julho de 2000). Em conjunto com Henriette Wirtl, Herwig participou na organização da primeira campanha de esterilização em Cabo Verde — uma experiência transformadora para ele.
Mais tarde, co-fundou a associação Bons Amigos em Cabo Verde (2005) e desempenhou diversas funções de liderança, incluindo tesoureiro na Áustria e, posteriormente, presidente a partir de 2009. Ele teve um papel crucial na reestruturação da associação austríaca para CoVets e no apoio à independência da Bons Amigos em Cabo Verde.
Elisabeth (Liz) Zimmermann era uma jovem arquitecta paisagista quando participou como voluntária na primeira campanha em Cabo Verde. Liz ficou fascinada tanto pelo trabalho quanto pela vida em Cabo Verde e foi uma das co-fundadorasda associação na Áustria. Liz participou em várias campanhas e ajudou Henriette em diversas tarefas de logística e organização durante as campanhas e em Viena. Desde então, Liz mantém a sua conexão com a associação e actualmente ocupa o cargo de secretária na Direcção. Ela também é membro activo da Delta Cultura, associação que gere um centro de educação no Tarrafal, Santiago, Cabo Verde, com a missão de erradicar a pobreza por meio da educação.
Barbara Reisch é veterinária e participou na primeira campanha em Cabo Verde. Bárbara ficou impressionada com a possibilidade de ajudar os animais em sofrimento, foi uma das co-fundadoras da associação na Áustria e decidiu imediatamente retornar para uma próxima campanha. Ela diz sobre si mesma: “A minha infância nas montanhas de Tirol proporcionou-me uma conexão muito forte com a natureza e um grande amor pelo mundo animal. Estudar medicina veterinária levou-me para o leste da Áustria, onde, há mais de 20 anos, administro com grande alegria a minha própria clínica veterinária na zona rural da Baixa Áustria. Nunca esquecerei a minha participação nas duas primeiras missões a Cabo Verde”. Actualmente, Bárbara ocupa o cargo de tesoureira da associação.
A Lara estudou Medicina Veterinária na Universidade de Lisboa, tendo terminado em 2012. Desde 2016, trabalha na área de saúde e bem-estar animal, em projectos de gestão da população de cães e gatos e vigilância de doenças, com um interesse crescente em Saúde Pública. Desde 2019 que está envolvida em actividades em Cabo Verde.
Actualmente, a Lara vive em Portugal e trabalha como freelancer para a CoVets. É responsável pela organização das campanhas remotamente, em colaboração com os parceiros locais, e supervisiona a implementação das actividades no terreno. Em adição, dá também apoio em fundraising e comunicação, entre outras tarefas necessárias.
O que mais gosta neste trabalho é que o impacto vai muito além da melhoria da saúde e do bem-estar animal. Os projectos nas comunidades resultam em proximidade com as pessoas e as intervenções contínuas não só constroem relacões de confiança, mas também criam um senso de responsabilidade partilhada e mudanças positivas a longo-prazo.
A Sarah trabalha actualmente numa clínica de pequenos animais na Áustria. O seu foco é a medicina interna e osteopatia.
Em 2019, juntou-se à equipa em Cabo Verde, durante o seu estágio, onde deu apoio na prestação de cuidados de saúde aos animais de rua. Desde então tem trabalhado em campanhas de esterilização em diferentes ilhas de Cabo Verde, ajudando com tarefas organizacionais na Áustria e tentando apoiar a CoVets sempre que tem possibilidade.
“Estou convencida de que todos os seres vivos têm direito a uma boa vida, e este trabalho é a minha pequena contribuição para esta convicção.”
A Verónica estudou Medicina Veterinária na Universidade de Évora, em Portugal. Em 2015, teve a oportunidade de colaborar com a Associação na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Durante três anos e meio, trabalhou num ambiente comunitário, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais, especialmente dos abandonados e/ou maltratados. A Verónica participou em várias campanhas de esterilização e desparasitação, sempre associadas a acções de sensibilização na comunidade sobre a importância dos cuidados com os animais. Essa experiência não só fortaleceu as suas capacidades como veterinária, mas também a ensinou sobre empatia, resiliência e o valor do trabalho em equipa.
Actualmente, a Verónica vive na Ilha de São Miguel, nos Açores. A colaboração como freelancer com a CoVets, permite dar continuidade ao seu compromisso com a saúde e o bem-estar animal.
A Cristina é licenciada em Educação de Infância, Pós Graduada em Mediação Familiar e tem o Curso Técnico de Auxiliar de Veterinária. O seu sonho sempre foi expandir a sua área de actuação para conectar o trabalho com crianças e animais. A Cristina acredita que o crescimento próximos de animais de companhia tem uma influência positiva na educação, no desenvolvimento e no bem-estar tanto das crianças como dos animais.
Em 2023 surgiu a oportunidade de integrar a equipa da CoVets, numa missão em Cabo Verde onde participou em acções de sensibilização junto da população e nas escolas e deu apoio na preparação dos animais para os procedimentos cirúrgicos e/ou nos tratamentos e recobros. A experiência, aprendizagem, interajuda e o intercâmbio cultural foram marcantes para a Cristina que já voltou posteriormente a Cabo Verde, em outras missões.
A Cristina vive actualmente na Ilha de São Miguel, nos Açores onde trabalha numa Clínica Veterinária. Em adição, colabora com a CoVets nas suas missões onde consegue integrar a saúde e o bem-estar dos animais e o trabalho de educação, em especial de crianças, pois isto é o que lhe enche o coração.
A Alice terminou a formação em Medicina Veterinária, na Universidade de Lisboa em 2022. Actualmente, é a Presidente da VSF (veterinários sem fronteiras)-Portugal (2023-2025) e está a fazer uma Residência em Saúde Pública Veterinária na Ohio State University.
A colaboração com a CoVets proporcionou à Alice crescimento a nível pessoal e profissional. Desde 2019 que participa em várias campanhas de gestão da população de cães e gatos em Cabo Verde, primeiro como voluntária e estagiária, e depois como freelancer. Durante as campanhas, a Alice desempenha diversas funções tais como procedimentos cirurgicos, actividades de sensibilização e/ou realização de censos. Durante este percurso conheceu pessoas extraordinárias que contribuiram para enriquecer as suas competências a nível da resolução de problemas, trabalho em equipa e sensibilidade cultural.
Segundo a Alice, o trabalho que a CoVets realiza, teve sem dúvida um impacto significativo na sua vida, assim como afetou positivamente as comunidades em Cabo Verde e suas populações animais.
Perto do fim dos seus estudos em Medicina Veterinária na LMU Munique, Alemanha, Valentina descobriu o seu interesse por projectos de bem-estar animal e dedicou muitos meses de estágio numa clínica de esterilização em Granada, Espanha. Após terminar os estudos, em 2018, viajou pelo mundo, trabalhando em diferentes países para organizações de bem-estar animal e clínicas que realizavam campanhas de esterilizção e vacinação para animais de rua, em grande escala.
Em 2019, Valentina viajou para Cabo Verde pela primeira vez e envolveu-se nas campanhas de esterilização da associação. Desde então, participou em várias campanhas em diversas ilhas. Na Alemanha, Valentina concluiu uma pós-graduação em cirurgia de pequenos animais e gestão de clínicas veterinárias e atualmente trabalha numa clínica veterinária.
Quando colabora com a CoVets, Valentina vê o quanto os tratamentos médicos são importantes para melhorar a saúde de cães e gatos e como as acções de sensibilização são valorizadas pelas comunidades. O que a Valentina mais gosta no seu trabalho é que a assistência médica aos animais vai além de tratar doenças – transforma vidas para melhor, acaba com o sofrimento, sensibiliza as pessoas sobre os cuidados a ter com os seus animais de estimação e contribui para a iniciativa Uma Saúde.
Os anos de 2023 e 2024 têm sido de mudança para a CoVets (anteriormente Bons Amigos da Áustria). Iniciámos um processo de mudança do logotipo (Micaela Vieira) e nome, que passou a ser CoVets – Veterinários nas Comunidades, para melhor reflectir a nossa nova identidade e estratégia, que é levar a saúde animal para as comunidades com as quais trabalhamos. Agora somos CoVets – Veterinários nas Comunidades.
Continuamos a trabalhar em Cabo Verde, onde tudo começou em 2000, e em 2023 inaugurámos um projecto nos Açores, Portugal. De acordo com nossa nova estratégia, podemos dar apoio em qualquer lugar geográfico onde nosso trabalho seja necessário, desde que haja colaboração com as autoridades locais relevantes e um compromisso com intervenções contínuas, sustentáveis e de longo prazo.
Hoje, sentimos que há um maior conhecimento, melhores diretrizes e mais ferramentas para melhorar o bem-estar e a saúde animal. O desafio, no entanto, permanece imenso. Em 2025, a associação celebra 25 anos de actividade, com muito orgulho do que foi conquistado.
A Henriette regressou a casa, na Áustria, preocupada com o abandono dos animais de rua e a falta de cuidados veterinários que observou.
Juntamente com uma equipa de veterinários e voluntários, liderada por Herwig Zach, a Henriette regressou a Cabo Verde para a primeira campanha de esterilização organizada no país.
O grupo presente na 1ª campanha de esterilização em Cabo Verde fundou a Associação Bons Amigos, com sede na Áustria. A associação regressou posteriormente a Cabo Verde por diversas vezes.
A equipa da Áustria, em conjunto com um grupo local, registou a Associação Bons Amigos em Cabo Verde. Entre 2005 e 2022, a organização internacional trabalhou em estreita colaboração com a organização de Cabo Verde, organizando e implementando todas as actividades em conjunto.
Nos primeiros anos, foi utilizado um espaço Ponta D’água (bairro na cidade da Praia), para oferecer cuidados de saúde básicos aos animais, de forma mais permanente.
Infelizmente, em 2009, Henriette faleceu. Herwig, que já estava envolvido desde o primeiro dia, assumiu o cargo de Presidente da Associação com sede na Áustria, garantindo a continuidade do trabalho e promovendo o seu crescimento e desenvolvimento.
Centro veterinário inaugurado na Achada Grande Trás (bairro na cidade da Praia), construído com apoio nacional e internacional.
A associação em Cabo Verde cresceu e devido à vontade de diversificação das áreas de intervenção e à necessidade de dar resposta a novos desafios, foi decidido que as duas organizações (da Áustria e de Cabo Verde) começariam a trabalhar de forma independente a partir do início de 2023.
Podemos ter uma nova aparência, mas a essência do nosso. trabalho permanece inalterada. O compromisso de Henriette e do primeiro grupo de veterinários e voluntários de melhorar a saúde e o bem-estar animal nas áreas mais necessitadas, continua a inspirar o trabalho da CoVets até aos dias de hoje.
© 2024 Covets | Privacy Policy | Design: felisberto@felistudio.pt
We use cookies to optimize our website and our service.