O que fazemos

Desenvolvemos programas de gestão da população de cães e gatos contínuos e de longa duração, em colaboração com entidades locais.

Trabalhamos em locais remotos onde há ausência ou escassez de veterinários e outros profissionais da área de saúde e bem-estar animal, o que pode colocar em risco a saúde e bem-estar animal assim como a saúde pública.

Os nossos projectos comunitários são organizados remotamente e coordenados directamente com os parceiros locais. As equipas selecionadas deslocam-se até ao local da campanha e, em colaboração com os parceiros locais, realizam as actividades programadas, de acordo com as necessidades e a evolução do programa em cada comunidade.

O nosso método de trabalho segue as directrizes de gestão da população de cães elaboradas pela Organização Mundial de Saúde (WHO), pela Organização Mundial de saúde Animal (WOAH) e pela Aliança Internacional para a gestão das populações de animais de companhia (ICAM), sendo posteriormente adaptadas à realidade e necessidades de cada comunidade onde trabalhamos.

Abraçamos o conceito de Uma Saúde, acreditando na necessidade de uma abordagem multidisciplinar para resolver um problema complexo e multifacetado e as suas consequências na interface homem-animal-ambiente. Quando as pessoas cuidam dos seus animais de companhia de forma responsável – fornecendo nutrição adequada, ambiente seguro, cuidados de saúde regulares, interacção e supervisão adequadas, etc. – os animais ficam menos suceptíveis a doenças e/ou a a serem abandonados. O cuidado responsável ajuda a minimizar o risco de interacção prejudicial com outros animais, tanto selvagens como domésticos, diminuindo o risco de transmissão de doenças entre animais de estimação, vida selvagem e pessoas. Esta é a única maneira de melhorar a saúde e o bem-estar para todos!

O nosso trabalho em programas de gestão de populações de animais de rua e vigilância de doenças está alinhado com a visão das Nações Unidas para 2030, na qual “a humanidade vive em harmonia com a natureza e em que animais selvagem e outras espécies vivas são protegidos”, contribuindo directamente para pelo menos dois dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Uma Saúde

“Uma Saúde é uma abordagem integrada que visa equilibrar e optimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas.”

ODSs

O nosso trabalho contribui directamente para pelo menos dois dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Trabalho nas comunidades

wwd_spray_n3

Campanhas de esterilização

Viajamos de comunidade em comunidade com a nossa equipa, material e equipamentos, montando uma clínica móvel durante os dias ou semanas necessários, dependendo da quantidade de animais e/ou outras necessidades. Esta abordagem permite-nos chegar a animais que de outra forma não teriam acesso a cuidados veterinários.

Durante as campanhas tratamos animais de rua, animais comunitários e animais com tutor. Realizamos exames de saúde, procedimentos de esterilização, administramos tratamento anti-parasitário e/ou qualquer outro tratamento médico ou cirúrgico necessário. O trabalho é realizado por veterinários profissionais e profissionais de saúde animal, com experiência em High Quality High Volume Spaying and Neutering (HQHVSN) e de acordo com padrões veterinários de excelência.

wwd_tnr2

Captura–Esterilização–Devolução (CED)

Quando os animais não vêm até nós, vamos nós até eles, contribuindo para manter uma população de rua estável e saudável, reduzindo a rotatividade entre populações errantes e as ninhadas indesejadas.

Durante as campanhas, há sempre uma equipa na rua com um veículo, a sensibilizar os tutores dos animais – incentivando-os a transportar o seu animal para a campanha ou a entregar o animal para ser transportado pela equipa – ou a capturar animais (cães e gatos) encontrados na rua sem supervisão. Nestas situações, os animais são capturados manualmente ou com recurso a equipamento adequado.

Em ambos casos, os animais são transportados pela equipa até o local da campanha, onde são sujeitos a um exame de saúde, tratamento anti-parasitário, procedimento de esterilização ou outros tratamentos médicos e/ou cirúrgicos necessários, registo e identificação. Depois de totalmente recuperados, os animais são devolvidos ao local de captura ou aos tutores.

wwd_door2

Door-to-door visits Visitas porta-a-porta

Muitos animais vivem em áreas remotas, e os tutores não têm acesso a veículos ou recursos financeiros. Muitas vezes, simplesmente não é possível levar os animais ao local da campanha durante o horário de abertura. Mesmo que o façam uma vez, para esterilizar o animal, dificilmente regressam nas campanhas seguintes para exame de saúde ou desparasitação.

As visitas porta-a-porta permitem-nos:

  • Garantir que conseguimos chegar a mais animais durante as campanhas.
  • Identificar animais que necessitam de cuidados médicos e/ou desparasitação e que podem ser tratados em casa.
  • Identificar animais que necessitam de transporte para o local da campanha para esterilização ou em caso de outro tratamento ser necessário.
  • Observar as condições em que os animais são mantidos e dar informação aos tutores acerca de como podem melhorar estas condições (p.ex: animais acorrentados, água e/ou sombra não disponíveis, infestação de ectoparasitas no local, etc).
  • Construir uma relação de confiança com os tutores, em especial em locais onde estamos a iniciar um projecto ou onde foram utilizados no passado métodos desumanos para a gestão da população de animais de rua e onde há falta de confiança nas autoridades.
wwd_edu3

Educação e sensibilização

Em 2021 foi criada legislação para criminalizar os maus tratos ou negligência para com os animais de companhia em Cabo Verde. No entanto, a lei não é clara nem é aplicada e não foi acompanhada por mudanças no comportamento ou na atitude das pessoas, nem por uma alteração no que é entendido como posse responsável de animais de estimação, resultando num impacto reduzido na saúde e bem-estar animal.

Incluímos uma variedade de actividades de educação e sensibilização nas nossas campanhas porque acreditamos que a única maneira de ter um impacto positivo verdadeiro e sustentável na vida dos animais é trabalhar diretamente com as pessoas e comunidades para uma melhoria da relação humem-animal. O nosso programa de educação está focado em envolver os membros da comunidade e fornece ferramentas e informações para melhorar a saúde dos seus animais e dos animais na comunidade, além da saúde pública.

Visitamos escolas e grupos culturais e desenvolvemos actividades (especialmente para crianças) onde discutimos diferentes tópicos, incluindo saúde pública, bem-estar animal e como interpretar a linguagem corporal canina. Os nossos métodos incluem apresentações, jogos, contar histórias, sessões de cinema ou pinturas (com a colaboração de artistas locais).

Durante a campanha e as visitas porta-a-porta, mantemos um contacto próximo com os tutores dos animais a nível individual para fornecer informações sobre as necessidades básicas dos animais e posse responsável de animais de estimação.

Formação

Apesar de tratarmos centenas de cães e gatos que, de outra forma, não teriam acesso a cuidados de saúde, reconhecemos que as missões de curta duração não são suficientes. Estes animais devem ter acesso a cuidados de saúde mais frequentes.

Em cada Município, trabalhamos para o desenvolvimento de uma equipa local, tentando gradualmente aumentar a capacidade local de dar resposta. Para esse fim, durante as campanhas damos formação prática em manipulação e contenção animal, cuidados básicos de saúde e formação a veterinários. Em adição, organizamos acções de formação de acordo com as necessidades específicas de cada comunidade.

Captura de Animais de Rua 
Em 2022 decorreu uma formação em “captura de cães e gatos de rua”, com o formador Brian Faulkner. O certificado de conclusão da formação foi entregue a 17 alunos de três ilhas (Brava, Fogo e Santiago). A formação presencial teve a duração de cinco dias e uma componente teórica e prática. O objectivo foi introduzir os formandos ao trabalho de equipa, estratégias de captura, leitura do comportamento animal, equipamentos de captura, e segurança do operador e do animal.

Treino de Cães para Treinadores 
Entre 17 de Outubro de 2023 e 8 de Abril de 1024 decorreu a formação em “Treino de cães para Treinadores”. O certificado de conclusão foi entregue pela formadora Maria Batista da Happy Dogs & Co. a quatro alunos de três ilhas (São Nicolau, Santo Antão e Santiago). A formação teve uma combinação de formato presencial e online aulas presenciais e online. O objectivo da formação foi proporcionar uma oportunidade para as pessoas interessadas em animais em Cabo Verde, de conhecer e compreender o comportamento canino natural da espécie e adquirirem competências que possibilitem ajudar os tutores a conhecer melhor os seus animais, a modificar comportamentos indesejados e a melhorar o bem-estar animal. Após a formação, os formandos ficaram capacitados para planear e implementar um plano de treino de obediência básica e de modificação comportamental, utilizando o método adequado a cada situação.

wwd_data2

Recolha de dados e censos

Durante as campanhas recolhemos informações de todos os animais que nos visitam: idade, sexo, estado de saúde, etc. Com estes dados podemos monitorizar o progresso do estado geral de saúde das populações de cães e gatos de campanha para campanha, avaliar os resultados e documentar o impacto do nosso trabalho. A informação recolhida permite também, a nós e aos parceiros no local, o planeamento de actividades adequadas para a obtenção de melhores resultados.

Nas áreas urbanas, iniciámos um programa de monitorização de cães de rua, utilizando a aplicação Talea® da ICAM. O objetivo é monitorizar as variações na densidade da população, no estado de saúde e no estado reprodutivo dos cães ao longo do tempo.

Na Ilha Brava desenvolvemos um questionário para medir o conhecimento, as atitudes e os comportamentos das pessoas em relação aos animais de companhia e de rua.

wwd_research2

Vigilância e investigação de doenças

Participamos em projectos de investigação, em colaboração com organizações nacionais e internacionais, com o objectivo de aumentar o conhecimento acerca da ocorrência e transmissão de doenças zooóticas e de outras doenças, nos locais onde trabalhamos. Alguns dos projectos de investigação em que estamos actualmente a participar ou já participámos são:

  • Vigilância de vectores e doenças transmitidas por vectores em Cabo Verde
  • Estudo do Tumor Venéreo Transmissível Canino (CTVT)
  • Projecto piloto para avaliação da presença e transmissão de Equinococose em Cabo Verde
  • Estudo da presença de Salmonela na produção de frangos e ovos em Cabo Verde
  • Estudo de Cryptosporidium spp. e Giardia duodenalis em cães na ilha de São Nicolau, Cabo Verde

Encontros com diferentes grupos/ Parcerias Fortes

Promovemos parcerias fortes com base em profissionalismo, confiança, respeito e comunicação eficaz. Isto permite a troca de ideias, recursos e experiência, levando, em última instância, a iniciativas mais impactantes. Em adição, consideramos que é crucial reconhecer e respeitar as perspectivas e percepções únicas que cada pessoa, grupo ou organização pode trazer para a discussão.

Estabelecemos relações de trabalho com entidades governamentais e não governamentais. A nossa abordagem inclui trabalho com membros da comunidade, ouvir os desafios enfrentados por cada comunidade e grupo, e desenvolver soluções que abordem a raíz dos problemas, neste caso, as causas do abandono e da sobrepopulação de animais de rua. Em cada projecto, trabalhamos com equipas locais incríveis que se esforçam para fazer a diferença.

Existem diversas organizações internacionais a trabalhar em projectos semelhantes e que muitas vezes enfrentam os mesmos desafios. A partilha de informação, experiências e resultados pode ser útil e servir como exemplo para outras organizações. Juntos podemos alcançar mais.

Projectos

Trabalhamos em locais remotos onde há ausência ou escassez de veterinários e outros profissionais da área de saúde e bem-estar animal, o que pode colocar em risco a saúde e bem-estar animal assim como a saúde pública.

Os nossos projectos comunitários são organizados remotamente e coordenados directamente com os parceiros locais. As equipas selecionadas deslocam-se até ao local da campanha e, em colaboração com os parceiros locais, realizam as actividades programadas, de acordo com as necessidades e a evolução do programa em cada comunidade.

Desde 2016

Ilha Brava

Cabo Verde

Desde 2021

Ilha do Fogo

Cabo Verde

Desde 2023

Ilha de São Nicolau

Cabo Verde

Desde 2023

Ilha das Flores, Açores

Portugal

Desde 2000

Outros projectos e contribuições

Resultados

Estes números reflectem o que alcançámos por meio dos nossos projectos desde 2000.

+ 0

Cães e gatos

esterilizados

+ 0

Cães e gatos

observados e desparasitados

+ 0

Crianças e adolescentes

participaram em actividades de sensibilização

Histórias

Nem tudo pode ser traduzido em números. Valorizamos as transformações que impactam de forma positiva tanto a nível individual como comunitário.

Joaquina

recuperou de um estado avançado de doença transmitida por carraças.

Tripé

foi sujeita a uma amputação, após trauma provocado por acidente de carro. Ela adaptou-se rapidamente à nova condição.

Fajã aka Cristina

é a melhor companhia para caminhadas na Ilha Brava, Cabo Verde, agora que já não tem que cuidar de mais cachorros.

Preto Show

o cão mais famoso do Tarrafal de São Nicolau, Cabo Verde, que se tornou ainda mais famoso por utilizar uma coleira.

One Health

One Health ist ein ganzheitlicher, verbindender Ansatz, der darauf abzielt, die Gesundheit von Menschen, Tieren und Ökosystemen nachhaltig in Balance zu halten und zu optimieren. One Health erkennt an, dass die Gesundheit von Menschen, Haus- und Wildtieren, Pflanzen und der weiteren Umwelt (einschließlich der Ökosysteme) eng miteinander verbunden und voneinander abhängig sind.
Gesundheit, Lebensmittel, Wasser, Energie und Umwelt sind zwar allesamt umfassendere Themen mit sektorspezifischen Belangen, aber die sektor- und fachübergreifende Zusammenarbeit trägt dazu bei, die Gesundheit zu schützen, gesundheitliche Herausforderungen wie das Auftreten von Infektionskrankheiten, Antibiotikaresistenz und Lebensmittelsicherheit zu bewältigen und die Gesundheit und Integrität unserer Ökosysteme zu fördern.
Der Ansatz kann auf kommunaler, subnationaler, nationaler, regionaler und globaler Ebene angewandt werden und stützt sich auf eine gemeinsame und wirksame Verwaltung, Kommunikation, Zusammenarbeit und Koordination. Durch die Verknüpfung von Mensch, Tier und Umwelt kann One Health dazu beitragen, das gesamte Spektrum der Krankheitskontrolle – von der Prävention über die Erkennung, Vorbereitetsein und Reaktion bis hin zum Krankheitsmanagement – abzudecken und zur globalen Gesundheitssicherheit beizutragen.

ODS

ODS3: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

  • Viver com um animal de companhia pode estar associado à melhoria da saúde física e mental.
  • A melhoria da saúde e bem-estar em animais de companhia aumenta a sua imunocompetência e resistência a doenças zoonóticas, reduzindo consequentemente a transmissão de doenças para humanos ou outros animais.

ODS11: Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

  • •Uma cidade segura deve ter uma gestão adequada da população de cães, onde os cães não apresentem um risco que faça as pessoas evitarem ou terem medo de algumas áreas na sua comunidade.

Joaquina

A Joaquina era um cão de rua e quando ficou doente uma pessoa da comunidade onde vivia levou-a para ser observada por um veterinário.

Ela foi levada à clínica veterinária na Cidade da Praia, Cabo Verde, em outubro de 2019. Ao chegar, estava magra, fraca com medo e triste, “coberta” de carraças, desidratada e com uma anemia grave. Foi diagnosticada com febre da carraça e imediatamente recebeu o tratamento adequado, que durou cerca de quatro semanas. Dia após dia, a recuperação era visível, começando a não só a ter apetite, mas também a aproveitar os carinhos e a atenção.

Quando recuperou fisicamente, foi adoptada com a promessa de que não voltaria a set parasitada com carraças. A febre da carraça é uma doença muito comum em Cabo Verde, mas infelizmente nem todos os casos têm um final feliz como este.

Tripé

A Tripé foi sujeita a uma amputação do membro anterior esquerdo em outubro de 2019.

Após ser observada na campanha em Nova Sintra, na ilha Brava, Cabo Verde com uma fratura antiga exposta, causada por um acidente de trânsito, foi decidido que o melhor para a Tripé seria a amputação do membro. Fizemos também a esterilização durante a campanha.

Desde então, tem sido uma alegria vê-la todos os anos quando visitamos a Ilha Brava. A Tripé vive em Nova Sintra, é cuidada por várias pessoas e tem uma companheira canina inseparável. A Tripé e a sua amiga vêm sempre cumprimentar-nos e receber o seu desparasitante e muito carinho.

Fajã

A Fajã aka Cristina, é um cão comunitário muito conhecido na ilha Brava.

Ela vive em Nova Sintra, é cuidada por muitas pessoas e acompanha os caminhantes que fazem trilhos à volta da Ilha. Era conhecida por ter muitas ninhadas na rua, tendo os cachorros um futuro incerto.

A Fajã foi finalmente esterilizada em outubro de 2021. Desde então, está sempre muito feliz quando sabe que estamos na ilha e vem visitar-nos diariamente ao local da campanha em Nova Sintra, para receber o seu desparasitante e muito carinho.

Preto Show

O Preto Show foi capturado, esterilizado e devolvido ao local onde vive, durante nossa primeira campanha na ilha de São Nicolau, em março de 2023.

Alguns dias após a cirurgia, fomos chamados à Casa para Todos, local onde vive o Preto Show, porque algo não estava bem. Após fazermos um exame percebemos que a sutura estava aberta e a ferida infectada. Decidimos levá-lo connosco, pois apesar de ter um tutor, o Preto Show vive na rua e seria difícil fazer um tratamento contínuo.

Enquanto esteve connosco, habituámo-lo a andar com coleira e trela. Parecia natural para ele, ele andava com o rabo levantado, e muito orgulhoso. Assim que recuperou totalmente, levámos o Preto Show de volta a casa. Mas adivinhem quem estava à nossa espera à porta da residência no dia da partida? Era o Preto Show – que boa surpresa! Foi despedir-se e talvez também receber alguns snacks.

Após este episódio, sempre que regressamos à ilha, vamos visitá-lo e garantir que ele recebe o seu desparasitante. Além disso, uma vez que é um cão muito simpático, ele começou a participar nas nossas actividades de sensibilização. O objetivo é informar as crianças sobre como abordar um cachorro de forma segura e como interpretar os sinais que o cão está a dar. As crianças também têm a oportunidade de ouvir o coração do Preto Show e passear com ele na trela. Agora, todas as crianças da cidade conhecem o Preto Show e chamam o seu nome quando ele passa.